Planejar, Fazer, Checar, Agir: Dicas para avaliar 2012 e se preparar para 2013

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A equipe do Great Group desenvolveu um artigo para o portal Alma do Negócio com intuito de ajudar os empresários a se prepararem para 2013 e obterem melhores resultados. Confira o artigo:

“O ano de 2012 está chegando ao fim; é tempo de avaliar números, alinhar expectativas, planejar metas e rever comportamentos. Os resultados esperados para o final de 2013 começarão a ser construídos agora e é importante que você esteja ciente disso. O que você espera obter no período de 1 ano? Que ações precisam ser realizadas, quem as fará, como fará, como serão checadas e melhoradas para otimizar resultados?

Toda e qualquer empresa, em maior ou menor grau, busca melhorar continuamente para otimizar as diversas áreas que a compõem e nesse processo estabelecer metas é essencial. Para isso, existe uma metodologia chamada de ciclo PDCA, idealizada pelos estudiosos Shewhart e Deming, que se utiliza de quatro passos para agilizar os processos envolvidos na gestão ampliando o sucesso da empresa. Esse ciclo é composto por 4 passos e o objetivo desse texto é fornecer algumas diretrizes para que, revendo essas etapas, você faça uma reflexão sobre as iniciativas tomadas em 2012 e as ações que deve tomar em 2013.

Aconselhamos você a buscar um local confortável, desligar-se ao máximo das demais preocupações e responder de forma sincera cada etapa do processo:

-P (Plan – fazer) – Essa etapa está ligada ao planejamento do negócio. Com relação a 2012:

Quais foram as principais metas estabelecidas?

Que problemas você identificou que impediram o alcance dessas metas?

Quais foram as principais causas dos problemas?

O que você planejou para resolvê-las?

Você elencou os responsáveis pelo processo, o tempo, o local e os custos das ações?

Para 2013:

Existem dois tipos de metas: metas para manter e metas para melhorar. Escreva em um papel 1 tipo de meta para cada uma das áreas da empresa: Finanças, Processos, Pessoas e Clientes. Na sequência, sugerimos que para cada 1 das metas você delimite os seguintes itens:

– O que será feito, ou seja, as etapas do planejamento;

– Qual a justificativa para realizar a meta;

– Em que local será realizada a ação;

– Quando será feita a ação;

– Quem serão os responsáveis por realizar a ação;

– Como serão feitas as ações;

– Quanto custarão as ações;

– Quais serão os indicadores avaliados para saber futuramente se as ações foram cumpridas;

– Do (Fazer): Essa etapa está ligada a realização das ações planejadas. Em 2012:

– Todas as ações planejadas foram realizadas?

– As ações foram bem executadas?

– O Plano de Ação idealizado foi executado em sua totalidade?

Para 2013:

Quando for o momento de executar as ações, é importante motivar e orientar continuamente a equipe sobre a importância de realizar as ações e os resultados esperados para os procedimentos a serem realizados.

– Check (Checar): Esta etapa está ligada a checagem periódica das ações para verificar se o que foi feito está de acordo com o planejado. Com relação a 2012:

– Os resultados foram monitorados e avaliados periodicamente?

– Você avaliou os processos?

– Você acompanhou o andamento dos resultados?

– Você confrontou os resultados de acordo com o que foi planejado através da avaliação dos indicadores?

– Foram realizados relatórios para compilar as informações?

Para 2013: Reveja os indicadores de performance estabelecidos para cada meta, defina modelos de relatório para compilar os resultados e estabeleça um calendário de reuniões periódicas para reavaliar continuamente os resultados e propor sugestões de melhoria.

– Act (Agir) – Essa etapa está ligada a realização de ações para eliminar ou mitigar os efeitos decorridos de falhas na execução. Com relação a 2012:

– As ações corretivas foram realizadas de acordo com o que estava previsto nos relatórios?

– Foram realizados novos planos de ação assertivos para melhorar a qualidade?

– As ações foram eficientes e eficazes?

– As falhas foram corrigidas?

Para 2013: Analise os relatórios de 2012 e veja que pontos podem ser melhorados; reveja os padrões de qualidade estabelecidos para a empresa; a partir das metas e ações que você estabeleceu, anteveja os possíveis problemas de execução que podem ocorrer e elabore um conjunto de ações preventivas, além de etapas corretivas que podem ser realizadas.

Esperamos que os direcionamentos sejam úteis para que você avalie 2012 e se prepare de forma ainda mais assertiva para que 2013 traga resultados duradouros focados na melhoria contínua! Sucesso!”

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