3 dicas para estruturar seu planejamento comercial para 2014

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A rotina dos diversos empreendedores espalhados pelo Brasil é marcada pela busca de SOLUÇÕES VIÁVEIS para aumentar as vendas. Diante do alto volume de informações e da acessibilidade proporcionada principalmente pelos meios digitais, grande parte das pessoas mais próximas a esses empreendedores aconselha a realização de grandes promoções ou grandes eventos para atrair mais clientes.

Muitas dessas fórmulas podem funcionar, porém na maioria das vezes implicam em um alto gasto de tempo e recursos financeiros. Em grande parte, isso acontece pelo fato das empresas desenvolverem ações isoladas, sem uma definição prévia e assertiva do posicionamento a ser adotado.

Observando o cenário do mercado brasileiro em 2014, decidi compartilhar algumas dicas que possam ser viabilizadas pelas empresas de forma produtiva, como ações complementares à atuação da equipe comercial. Confira:

– Comunique-se de forma assertiva com seus clientes e prospects – O clichê: “Quem não é visto não é lembrado” sempre fez sentido no universo empresarial, porém com todo o excesso de informação exige uma nova interpretação: é preciso ser visto de forma relevante para ser lembrado de forma positiva.

O que isso significa? Você e sua empresa podem ser vistos nos meios de comunicação milhares de vezes, mas se os conteúdos não forem relevantes e positivos, a lembrança do consumidor estará ligada a um incômodo. Dessa forma, você precisa entender as particularidades e os gostos de seu público e, a partir daí, estabelecer uma periodicidade para a comunicação, que varia de acordo com o meio. Sugestão: Crie um informativo em papel ou digital mensal com conteúdos ligados ao seu negócio, sem abusar dos anúncios comerciais.

– Entenda as particularidades de cada canal e elabore estratégias diferenciadas para cada meio, porém complementares – O aumento das vendas está diretamente ligado à divulgação de sua empresa. Para comunicar aos diferentes públicos as particularidades do seu negócio, você deve primeiramente selecionar os canais em que sua empresa estará presente, como site, mídias sociais, materiais impressos, jornais, entre outros.

Para isso, estruture um plano de conteúdo que determine o que você vai divulgar em cada meio, qual será a periodicidade dessa divulgação, qual o objetivo de estar presente nesse meio e que resultado você espera. Lembramos que os conteúdos devem ser complementares e coerentes entre si, ou seja, você deve estabelecer atributos e temas centrais que quer divulgar independente do meio.

– Estabeleça parcerias e crie um senso de urgência para os clientes – Muitas vezes você gera interesse no cliente, mas não o suficiente para fazer com que ele realmente precise do produto ou serviço naquele momento. Para auxiliar nesse momento, você pode planejar algumas estratégias (que não representem tanto impacto em seu fluxo de caixa) que acelerem o processo de decisão e contar com o apoio de outros atores nesse processo.

Sugestão: estabeleça uma parceria com uma empresa análoga aos seus serviços e ofereça um benefício aos clientes que adquirirem determinado volume de produtos ou serviços em um período estipulado.  É possível estabelecer uma parceria com uma empresa de maquiagem, em que o empreendedor da loja de roupas propõe a empresa de maquiagem uma permuta em ele divulgue a marca da referida empresa em troca de alguns kits de maquiagem. Feito isso, o dono da loja pode oferecer gratuitamente os kits aos clientes que adquirirem peças acima de R$ 100,00 no período que ele selecionar.

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