São Paulo/SP - Rua Funchal, 418 – 34º e 35º andar
EnglishPortugueseSpanish
      Tel.: (11) 3521-7389            

5 características fundamentais em grandes líderes

5 características fundamentais em grandes líderes

A sociedade está em constante transformação, em cada nova geração que vai surgindo o mercado é redefinido e o papel do líder também exige atualizações.

O antigo perfil de um gestor sério e temido foi substituído por uma função agregadora e de trabalho em equipe e esse novo modelo de liderança, com maior proximidade do grupo, permite identificar pontos fortes e oportunidades de melhorias que podem ser trabalhadas para desenvolver sua equipe, humanizando o funcionário e entregando bons resultados.

É importante destacar que os líderes não nascem prontos, para tornar-se um bom gestor é necessário trabalhar habilidades específicas relacionadas a essa posição e desenvolver e aperfeiçoar características que compõe uma boa liderança.

Destacamos aqui 5 competências que formam os pilares para exercer o papel de líder com excelência.

1 – Tomar decisões

Um dos principais papeis do líder é olhar os processos de forma ampla e planejar estrategicamente. Estar sempre atualizado sobre a área de atuação, para tomar decisões conscientes e baseadas em dados, os desdobramentos de uma decisão equivocada podem impactar drasticamente o desempenho da empresa.

Para tomar decisões mais assertivas é essencial compreender as características de sua equipe, sua forma de atuação e suas limitações. Além disso, um bom líder é um gerador de novas ideias e não apenas reage as mudanças do mercado.

2 – Diversificar

Ter variedade em sua rede de suporte pessoal e profissional é uma fonte de identificação de padrões em amplo nível e de criação de soluções, pois há pessoas pensando diferente de você que trazem novas ideias e conteúdos que antes não seriam considerados.

Sua capacidade de desenvolver relações com pessoas muito distintas de você e, apesar de todas as diferenças, fazer com que elas se conectem e confiem o suficiente para colaborar na realização de um objetivo em comum, ampliam suas chances de sucesso.

3 – Exercer o reconhecimento

Esse atributo envolve mais de uma esfera. A primeira delas refere-se à prática de reconhecer limitações, tanto suas como as da equipe, para evitar designar tarefas que não possam ser cumpridas e que ocasionam frustração e desanimo no grupo.

Também se refere a reconhecer o momento de pedir ajuda, admitir erros e reconhecer suas vulnerabilidades que podem ser trabalhadas para levá-lo à inovações.

O reconhecimento ainda abrange legitimar os méritos de um trabalho bem executado, mantendo o time motivado a gerar maiores resultados. Feedbacks e comunicação clara e empática com a equipe é uma forma eficaz de garantir alinhamento e ritmo na produção.

Um bom líder deve modular sua postura diante da equipe, alternando entre delicadeza e empatia e de rigor quando necessário.

4 –Ter coragem

É imprescindível ser corajoso o suficiente para abandonar práticas que o fizeram bem sucedido no passado.

O mercado se modifica constantemente e para manter o negócio relevante e com resultados positivos, o gestor deve acompanhar essas mudanças. Muitos modelos que deram certo vão se tornando obsoletos e demanda coragem do líder para abandonar sua zona de conforto e correr riscos, ousando ser diferente.

A liderança de sucesso requer flexibilidade. Essa característica é fundamental em seu método de atuação.

5 – Ser exemplo e acreditar na inteligência coletiva

O líder precisa ser o primeiro a demonstrar bom comportamento e servir de exemplo para os outros funcionários. Mas também precisa abraçar o fato de que não terá todas as respostas e que pode contar com a inteligência coletiva da equipe para apoiar novas metodologias e aderir novos conceitos.

A liderança exige trabalho duro e constante. Para se destacar é essencial o aperfeiçoamento contínuo buscando crescimento pessoal e profissional. O desenvolvimento de maior impacto ocorre quando o líder tem capacidade emocional de resistir a àqueles que o desencorajarem por não estarem dispostos a dar grandes saltos.

Os grandes líderes são pessoas que não se acomodam, que trabalham com as realidades do momento e se preparam para as possibilidades do futuro.

Entre em contato pelo Whatsapp
Enviar