São Paulo/SP - Rua Funchal, 418 – 34º e 35º andar
EnglishPortugueseSpanish
      Tel.: (11) 3521-7389            

5 dicas para interromper o ciclo da procrastinação

5 dicas para interromper o ciclo da procrastinação

As pessoas procrastinam por muitas razões: cansaço, sobrecarga, estresse, preguiça, falta de vontade etc. Esse é um problema generalizado – e um hábito que pode ser muito difícil de perder quando se torna algo rotineiro. Mas é estressante e insatisfatório adiar as coisas, deixar pra outra hora. Existem coisas melhores, mais saudáveis e mais agradáveis que você pode fazer com o seu tempo.

Nada é para sempre

Se você está estressado, sobrecarregado, sentindo-se inútil no trabalho, achando que não está sendo um bom namorado (a), pai ou mãe ou com a impressão de que está falhando em vários aspectos da sua vida, lembre-se de que nada na vida dura para sempre. Você não é um fracasso só porque cometeu um erro. Se você simplesmente não está a fim de fazer algo e, consequentemente, está criando distrações para si mesmo, lembre-se de que quanto mais cedo você resolver tudo, mais cedo você estará livre. O estado atual em que você está é temporário, mas a única saída é passar por ele.

Comece

Quando você está sobrecarregado e estressado, é normal procrastinar. Mas há muitas coisas a serem feitas, não se sinta desanimado ou inseguro: você é capaz de dar conta do trabalho, todos nós somos. Respire fundo, recomponha-se e comece. Apenas comece a trabalhar. Depois disso, você não vai mais parar. Você pode pensar na maneira mais eficiente de planejar seu dia e quais tarefas merecem prioridade. Mas antes de qualquer coisa, você precisa começar!

Divida seu dia em partes

Se quiser ter um ótimo dia, a melhor coisa a fazer é dividir tudo em partes. Observe o seu dia, veja em que horários as reuniões e os compromissos foram agendados, depois priorize quais tarefas precisam ser concluídas primeiro e quanto tempo tem para terminar tudo. Então, em vez de enquadrar o seu dia em horários rápidos e não flexíveis, você o divide em tarefas e prazos bem conduzidos.

Administre a sua vida

Você é um heavy user das redes sociais? Costuma ir sempre tomar um cafezinho ou uma xícara de chá? Faz compras online com frequência? Envia mensagens para amigos ou costuma conversar com colegas? Qualquer que seja sua distração, comece a administrá-la. Se você ficar muito tempo nas mídias sociais ou trocar muitas mensagens com amigos, desligue o celular e bloqueie as redes sociais do seu dia a dia. Se você costuma conversar muito, busque colocar fones de ouvido para tentar se concentrar melhor. Pegue seu café e água antes de começar a trabalhar. Pare de se distrair e foque: você trabalhará com mais eficiência.

Tenha um incentivo

Se você está procrastinando por medo (ir à academia pode ser um bom exemplo), crie um incentivo para si mesmo. Por exemplo: se for malhar, se dê o prazer de fazer uma sauna depois ou de tomar um banho quente quando chega em casa, com uma bebida de sua preferência ou um bom jantar. Isso pode motivar você para concluir o trabalho. Pense em uma recompensa pela conclusão da tarefa. É saudável e produtivo.

Fonte: Forbes

Consultoria Empresarial

Entre em contato pelo Whatsapp
Enviar