São Paulo/SP - Rua Funchal, 418 – 34º e 35º andar
EnglishPortugueseSpanish
      Tel.: (11) 3521-7389            

5 dicas para tirar sua empresa do vermelho

Não é raro que pequenas e médias empresas fiquem endividadas. Principalmente no início das operações quando atuam com pouco dinheiro em caixa.

Se a organização não realiza um bom planejamento financeiro, contemplando momentos de crise econômica, pode acabar fechando as portas cedo demais.


Existem algumas estratégias que podem ser adotadas em períodos de instabilidade, e são relativamente simples de serem aplicadas:

Conheça seu fluxo de caixa

Um dos pontos base para controlar melhor as finanças é saber quais são os custos da empresa e os valores a receber. Essa informação permite realizar uma boa organização e saber quais são as despesas que poderão ser cortadas, como abordaremos no próximo tópico.

Seja ágil ao reduzir gastos

É comum que empreendedores e donos de um negócio adiem a redução de custos aguardando a situação melhorar repentinamente, porém quando a empresa não está apresentando uma boa performance, o melhor momento para fazer cortes é agora mesmo. Dispensar funcionários ou mudar para um local menor também gera ônus e pode causar grande impacto financeiro em um momento impertinente.

Tenha prudência nos cortes

Se por um lado é importante deixar de ter gastos desnecessários, por outro, é preciso fazer uma análise minuciosa do que faz sentido abrir mão. Não adianta cortar custos de fatores que representam queda na qualidade ou eficiência da empresa.

Negocie

Verifique com seus fornecedores se é possível estender o prazo de pagamento ou conseguir desconto nos materiais, eles poderão ser seus grandes aliados em momentos de crise. Se for necessário realizar um empréstimo, converse diretamente com o banco para assegurar que irá conseguir as melhores condições.

Não fique inadimplente com fornecedores essenciais

Em alguns cenários, é possível que a instituição fique inadimplente. Caso isso aconteça, de maneira alguma fique devendo para fornecedores e serviços que sejam fundamentais para não travar o seu negócio. Nos outros casos, renegocie para não ficar sem crédito no mercado!

O Great Group tem uma Consultoria Financeira que te ajuda a controlar recursos e otimizar receitas, para enfrentar os desafios.

Entre em contato pelo Whatsapp
Enviar