5 dicas para você conseguir investidores em 2016

Compartilhe esse post:

A boa gestão dos recursos financeiros e a capacidade de levantar capital junto a investidores são elementos fundamentais para o sucesso do seu negócio no longo prazo

No mundo dos negócios, é famosa a expressão “O caixa é rei” (do inglês cash is king). Recursos financeiros são o oxigênio de qualquer negócio. Nenhuma métrica é tão importante quanto aquela que mostra o crescimento dos números (positivos) da conta bancária. Aceite isso como um fato e sofra menos.

A boa gestão dos recursos financeiros e a capacidade de levantar capital junto a investidores são elementos fundamentais para o sucesso do seu negócio no longo prazo. Mas como fazer isso de forma profissional?

Decidi buscar essa resposta com meu amigo Marco Gorini, sócio da Din4mo. Além de atuar como investidor, ele já ajudou dezenas de empreendedores a captar recursos nos mais diversos segmentos. Aproveitando que ele acaba de lançar o livro Captação de Recursos para startups e empresas de impacto – Um guia prático, pedi que compartilhasse com vocês algumas dicas sobre onde focar para conseguir investidores no seu negócio.

1. Para transformar um sonho empreendedor em realidade, acessar recursos financeiros de forma adequada é uma das competências essenciais. É fundamental que o empreendedor tenha uma atitude proativa e propositiva em relação ao mercado financeiro. Há uma distância enorme entre o mundo do empreendedor e o mundo financeiro. Não deveria ser assim. E depende de ambos a aproximação e o diálogo que os conduza a um jogo ganha-ganha. Um empreendedor não deve delegar completamente o “olhar financeiro” da sua empresa. Se o recurso é estratégico, ele é prioridade na agenda do dono do negócio.

2. O perfil do recurso precisa ser adequado à fase em que a empresa está e ao tipo de negócio que o investidor busca (a sua tese de investimento). Aprender a mapear e conhecer melhor o estágio em que a empresa está e quais atores do mercado são os adequados para serem acessados economiza tempo, energia e dinheiro. Mais do que isso, evita a formação de falsas expectativas e ajuda a construir pontes reais entre as partes.

3. Saber o estágio no qual está a empresa não basta. Também é necessário conhecer o perfil do time empreendedor. As questões aqui são “Que risco quero correr?”, “Que risco posso correr?” e “Que risco aguento correr?”. Diferentes tipos e naturezas de investidores trazem consigo diferentes tipos de riscos. Como reconhecer meus limites, intenções e fazer uma boa escolha?

4. Saber como se preparar para dialogar com os diferentes atores do mercado financeiro, sejam os que financiam dívida, investimentos ou fundo perdido, é crítico para elevar as chances de êxito em uma captação.

5. É essencial saber a hora certa de começar a buscar recursos. A maior parte dos empreendedores procura recursos quando já está precisando. É um erro fatal esperar o caixa apertar para tomar uma iniciativa. Conhecer o orçamento da empresa e estar atento aos movimentos do caixa permitirá ao empreendedor antever a necessidade de captação. Usar o tempo a seu favor  demonstra maturidade e sabedoria.

Todo empreendedor, antes de captar, perde o sono. Os bons empreendedores perdem seu sono planejando de forma consistente o tipo de recursos que precisam e, após captarem, perdem o sono pensando em como investir bem estes recursos. É sua obrigação estar preparado para esta árdua tarefa. Mãos à obra!

Conteúdo relacionado