7 passos para aplicar um planejamento estratégico em pequenas empresas

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O planejamento estratégico é a espinha dorsal de uma empresa, ele dá sustentação e guia as instituições para que consigam atingir seus objetivos nos negócios.

Ainda há quem acredite que somente grandes empresas devem utilizá-lo e isso está longe de ser verdade. O planejamento é uma necessidade, independente do porte ou setor, pois possibilita que os negócios cresçam de maneira estruturada, sem desperdiçar recursos, ao mesmo tempo em que atinge as metas estabelecidas.

Para as pequenas empresas, irá ajudar a trabalhar de maneira inteligente enquanto não há infraestrutura para ter grandes operações e os objetivos são mais difíceis de serem conquistados.

Existem diversas formas de montar seu planejamento estratégico e hoje selecionamos 7 passos para colocá-los em prática:

1 – Conheça sua empresa: ao definir a missão, visão e valores da organização você tem a base para onde direcionar seu plano estratégico.

2 – Analise os cenários: compreenda em que situação se encontram os negócios e conheça os fatores internos e externos que irão ajudar ou atrapalhar durante a busca pelos seus objetivos. Nesse passo, a análise SWOT é um excelente exercício para entender suas forças e fraquezas e antecipar oportunidades e possíveis ameaças.

3 – Defina metas: estipule metas a curto, médio e longo prazo, aspirando o crescimento contínuo da empresa. É importante que, entre suas características, elas sejam mensuráveis e atingíveis para não desmotivar as equipes.

4 – Envolva a equipe: múltiplos pontos de vista podem ser benéficos na criação do planejamento estratégico. Além disso, quando os profissionais participam do processo eles trabalham mais engajados e apresentam melhor performance.

5 – Crie plano de execução: agora que você já sabe onde deseja chegar, é preciso traçar as estratégias que serão utilizadas para alcançar os objetivos. Quais são as ações necessárias, os recursos e pessoas que serão envolvidas em cada passo do processo?

6 – Acompanhe: analise os resultados periodicamente para obter um termômetro da eficácia das ações executadas. Dessa forma, é possível saber se o planejamento estratégico está funcionando e suas decisões serão baseadas em dados, portanto muito mais assertivas.

7 – Seja flexível: existem muitos fatores dentro do dia a dia de uma empresa que fogem do controle e podem influenciar nos negócios. A agilidade em adaptar-se às condições do mercado podem ser determinantes para o sucesso.

Esses são alguns dos passos que qualquer empresa, mesmo as de pequeno porte, podem seguir para manter-se competitivas e atuantes no mercado.

O Great Group pode ajudar sua empresa a construir o planejamento estratégico para manter-se atuante mesmo nos momentos de crise, conheça nossos serviços de Planejamento Estratégico.

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