São Paulo/SP - Rua Funchal, 418 – 34º e 35º andar
EnglishPortugueseSpanish
      Tel.: (11) 3521-7389            

As esferas da Tríade do Tempo

Em uma rotina de trabalho onde as tarefas acumulam mais que o tempo disponibilizado para sua execução, é quase impossível conseguir finalizar tudo dentro do prazo. Estamos constantemente nos multiplicando em mil, assumindo os mais diversos papéis, tanto na vida profissional quanto pessoal.

Não à toa, ao final do dia, especialmente da semana, sentimos uma imensa sensação de vazio, como se tivéssemos carregado o mundo nas costas e, ao mesmo tempo, parece que nada foi feito, concluído. E, claro, aquele constante sentimento de que nunca dá tempo de fazer absolutamente nada.

Esse é o tipo de situação, diária, que faz com que a gente se sinta frustrado, estressado e, algumas pessoas, podendo chegar até à depressão – o grande mal dos tempos contemporâneos. Mas deixar a vida pessoal ou a carreira de lado para se dedicar a apenas um dos dois não é, nem de longe, a melhor decisão.

Isso porque ambas precisam se complementar. Na vida é preciso ter equilíbrio. E, acredite, você é sim capaz de manter os dois em harmonia. O que está faltando, de verdade, é uma metodologia de administração que realmente funcione. Por isso, hoje vim apresentar a Tríade do Tempo, para que você seja capaz de aprimorar a forma como está lidando com sua rotina, consequentemente, trazendo mais qualidade à sua vida e de quem convive com você.

Continue a leitura e confira:

Desenvolva estratégias eficazes de planejamento!
Baixe gratuitamente o “Planner”. Você não vai se arrepender.

O que é a Tríade do Tempo?

A Tríade do Tempo é uma das metodologias mais conhecidas e utilizadas para medir a produtividade de um profissional. Trata-se de um processo inovador de planejamento pessoal, que ajuda o indivíduo a organizar sua vida e, dessa forma, se tornar mais produtivo e ter um dia a dia mais equilibrado.

Além de ser uma das ferramentas de Coaching Pessoal mais utilizadas, o conceito da tríade foi criado por Christian Barbosa, um dos maiores especialistas em gerenciamento de tempo e produtividade pessoal no Brasil. Para você ter ideia da grandeza deste conceito, ele é utilizado, inclusive, na Great Group, empresa referência em Consultoria e Gestão Empresarial.

O objetivo da Tríade do Tempo é conseguir conciliar e manter a harmonia e o equilíbrio entre a família, o trabalho e o lazer. Ela faz com que o tempo que você vai gastar nestas três esferas da vida sejam redistribuído, para que consiga alcançar resultados cada vez mais satisfatórios ao aplicar o método, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Barbosa lançou, em 2012, um livro que aborda, de forma ampla, o conceito e o emprego da metodologia. Na obra, o autor diz que “as três esferas, juntas, compõem toda a forma como você utiliza seu tempo. A principal diferença desse modelo em relação à matriz é que, aqui, as esferas da importância e da urgência nunca acontecem simultaneamente. Não há interseção das esferas.”

Sabendo o quanto o gerenciamento do tempo é fundamental para alcançar o sucesso, a metodologia da Tríade do Tempo considera que este pode ser dividido em três esferas: importância, urgência e circunstancial. Entenda cada uma delas a seguir:

Como a Tríade do Tempo é dividida

Esfera da Importância

Está diretamente relacionada às atividades que nós realizamos e que são relevantes em nossas vidas. Que trazem resultados em curto, médio ou longo prazo. Em geral, as coisas importantes têm prazos de execução, porém nunca são urgentes. As atividades importantes proporcionam prazer ao serem executadas, sendo que a maioria delas é espontânea.

Esfera da Urgência

Esta esfera abrange todas as atividades para as quais o tempo está curto, no limite ou já se esgotou. São as exigências que chegam em cima da hora e que não podem ser previstas. Em geral, acabam trazendo pressão e estresse.

Esfera Circunstancial

Diz respeito às atividades desnecessárias, por serem consideradas apropriadas pela sociedade, excessivas ou sem resultados. São os gastos inúteis de tempo, como as horas a mais na cama, checar várias vezes por dia as redes sociais e demais atividades feitas por comodidade. Elas não trazem resultados e há alto potencial para gerar apenas frustrações.

Cada pessoa possui uma Tríade do Tempo diferente das outras. Dessa forma, o tempo dedicado a cada esfera e o tamanho delas, também será responsável por definir cada caso. É comum que algumas pessoas possuam a esfera de urgência maior, enquanto outras consideram a de importância e, outras, a circunstâncial é na qual está sendo gasto mais tempo, fazendo com que ela esteja no comando da sua vida.

Outros fatores como idade, maturidade, condição social, cargo, condição de vida, entre tantos, também são influenciadores sobre o tempo que cada pessoa se dedica à uma esfera específica. Uma dica para iniciar o processo é o autoconhecimento. Isso também fará com que você entenda melhor como e porque sua tríade funciona da forma que está hoje.

Quanto mais você se conhecer, melhor conseguirá entender e, caso acredite ser necessário, fazer as mudanças que acredita serem válidas.

O tamanho de cada esfera

A Tríade do Tempo também é um indicador gráfico de como está sua produtividade pessoal. Uma tríade próxima da ideal deve apresentar, mais ou menos, o seguinte resultado:

  • Esfera da Importância: 70%
  • Esfera da Urgência: 20%
  • Esfera Circunstancial: 10%

Em uma pesquisa realizada por Christian Barbosa, entre 2005 e 2008, o especialista descobriu que:

  • A tríade feminina é, normalmente, dividida da seguinte forma: 44,39% – urgente; 30,99% – importante; 24,62% – circunstancial.
  • A tríade masculina, comumente, é composta assim: 36,73% – urgente; 35,47% – circunstancial; 27,80% – importante.

Como eu disse mais acima e como é possível perceber, através da pesquisa, as pessoas têm dedicado mais tempo à esfera da urgência, do que à esfera da importância. Isso acontece, pois, infelizmente, acabamos deixando nossas atividades para a última hora, o que faz com que tenhamos que lidar com tudo ao mesmo tempo e fiquemos, ao final de cada semana, cansados e estressados.

Para que serve a Tríade do Tempo?

Uma das principais funções da Tríade do Tempo é fazer com que as pessoas consigam se delegar atividades diárias, de maneira que sua rotina seja menos estressante e desgastante. Para que consigam viver com mais tranquilidade e, consequentemente, obtenham resultados concretos a partir das ações cotidianas.

Através da Tríade, ocorre a descoberta do que é realmente importante, do que deve ser mantido e do que deve ser descartado. Assim como sobre o que pode ser delegado e o que precisa ser recusado.

Aplicando a metodologia, é possível estabelecer objetivos e metas a serem seguidas em um caminho que dará rumo à sua vida. Percebendo quais são as ações necessárias para alcançar o que tanto almeja, assim, aumentando sua produtividade e gerando mais tempo para que viva aquilo que realmente é importante.

Por exemplo, você deseja voltar a estudar, fazer uma pós-graduação ou, mesmo, outra faculdade. Mas esse é um objetivo que acabou ficando em segundo plano por causa da falta de tempo. A metodologia da Tríade do Tempo vai poder te ajudar a perceber que, na verdade, existe tempo suficiente, mas boa parte dele está sendo utilizado de forma inadequada, improdutiva.

Como colocar a Tríade do Tempo em prática

Basicamente, esse método possui cinco fases básicas que devem ser colocadas em prática, de maneira ordenada e sequencial, para que você consiga obter os resultados mais positivos possíveis. Cada uma delas tem como objetivo atender diferentes necessidades no planejamento de produtividade pessoal, além de conter uma série de etapas.

1 – Identidade

Nessa etapa acontece a reflexão, momento em que é preciso olhar para dentro de si. Ela fase serve como um espelho para autoanálise. E é por isso que o autoconhecimento é tão importante. Porque, como eu disse anteriormente, quanto mais você se conhecer, mais fácil será identificar os erros. Lembrando que, é preciso ser extremamente sincero consigo mesmo.

2 – Metas

Você sabe o que, de fato, são metas? Elas são tarefas específicas atreladas aos objetivos. São temporais e possuem prazos específicos para acontecerem. Por exemplo, se você tem o objetivo de ficar rico, sua meta será traçar meios que te levem à riqueza. E como você vai fazer isso, só depende de você.

Quando as metas são atingidas você consegue alcançar seus objetivos. A pequena diferença entre metas e objetivos – terminologias que as pessoas confundem muito facilmente, está em os objetivos serem onde você quer chegar, enquanto as metas são especificações dos mesmos, como você fará para chegar lá.

Em relação à Tríade do Tempo, depois de fazer sua auto-análise, é chegada a hora de transformar seus sonhos em realidade. É aqui que você começa a traçar suas metas. Afinal de contas, quem não tem metas vive de objetivos inalcançáveis, muitas vezes impostos por outras pessoas.

3 – Planejamento

É um “esqueleto” dos caminhos que vão te conduzir a atingir suas metas. Através do planejamento você será capaz de definir cada etapa de cada meta para alcançar seu objetivo. Ir em busca de um objetivo sem planejamento, gera estresse porque, praticamente, tudo o que acontece é imprevisto por você.

4 – Organização

Manter prazos pode ser algo difícil para muitas pessoas. Mas quando há organização e cumprimento das tarefas, a produtividade e o tempo livre também aumentam. Se organizar é um passo indispensável para iniciar qualquer projeto, seja pessoal ou profissional.

5 – Execução

É aqui que todas as etapas mencionadas acima vão se juntar. A autoanálise é exposta, as metas começam a ser cumpridas, o planejamento é colocado em prática e a organização aumenta sua produtividade, assim como seu aproveitamento do tempo.

Lembre-se: nada acontece em curto prazo. Não adianta tentar colocar a carroça na frente dos bois, porque a única pessoa que vai ser prejudicada com o “desespero desplanejado” vai ser você. Execute bem as etapas da Tríade, realize as tarefas de maneira segura e com persistência para que sejam sempre concluídas.

Desenvolva estratégias eficazes de planejamento!
Baixe gratuitamente o “Planner”. Você não vai se arrepender.

Modelos de Tríade do Tempo que você precisa tomar cuidado

Tríade do Super-Homem: possui a esfera da urgência maior do que as outras. Pessoas que se encaixam nesse modelo são aquelas que estão sempre resolvendo crises e problemas que aparecem inesperadamente todos os dias.

A segunda maior esfera desse modelo é a circunstancial, já que após picos de estresses chega a exaustão. E essa é uma forma de se desligar de tudo e todos. Consequentemente, sobra pouco tempo para realizar as atividades importantes. Se você se encaixa nesse modelo, comece a prestar mais atenção e reflita sobre o seu comportamento.

Se você não conseguir priorizar as tarefas que são importantes, vai acabar – ou já está – deixando de lado o cumprimento dos seus objetivos de vida. Realizando ações que em nada vão ajudar sua carreira ou mesmo suas realizações pessoais.

Tríade Homer Simpson: É quando as pessoas possuem a esfera circunstancial maior do que as outras. De acordo com Christian Barbosa, essas pessoas são consideradas “escravas do destino”. São pessoas que vivem o que acontecer no momento, não buscam algo melhor para si mesmas.

Geralmente, as pessoas desta tríade não possuem sonhos nem coragem de lutar, já que deixam as circunstâncias as dominarem. Caso você acredite que esse é o seu tipo, planeje mudanças. Não deixa a vida te levar. Leve a vida! Construa seu caminho, defina seu grande objetivo pessoal e profissional, elabore metas diárias.

Tríade O Equilibrista:  é quando as esferas circunstancial urgente são de tamanhos bastante parecidos. Acredite, boa parte das pessoas passam a vida dessa forma. Se equilibrando entre as urgências e circunstâncias. É muito difícil para elas dizerem “não” e raramente têm algo planejado.

Para quem se encaixa nesse perfil, uma dica: lembre-se de que, sem estabelecer sua base, a vida vai te levar por qualquer caminho e você não terá qualquer direito de reclamar, uma vez que não tomou as rédeas do seu destino.

Aproveite para mudar essa situação enquanto há tempo. Diminua o tempo que você gasta com atividades que não trazem resultados nem satisfação. Ao invés delas, insira – aos poucos – atividades que são importantes para você alcançar seus objetivos de vida.

Tríade Ideal: é aquela em que a maior esfera é a da importância. Isso porque é a partir dela que você será capaz de desenvolver metas e meios de alcançar seus objetivos. É não perdendo tempo, nem fôlego, com o que nada traz de relevante para a sua vida, que você vai chegar aonde tanto deseja.

Siga a metodologia proposta pela Tríade do Tempo. Mantenha sua vida baseada naquilo que é verdadeiramente essencial para sua vida.

Então, conta pra mim, como anda a administração do seu tempo? Quer saber mais sobre essa e outras poderosas ferramentas de Coaching? Não perca mais tempo, venha fazer a formação Professional & Self Coaching – PSC.

Fonte: IBC Coaching

Entre em contato pelo Whatsapp
Enviar