São Paulo/SP - Rua Funchal, 418 – 34º e 35º andar
EnglishPortugueseSpanish
Tel.: (11) 3521-7389 | 11 99380-4069 |11 98800-0638

Como Contratar uma Consultoria?

Como contratar uma consultoria?

Como contratar uma Consultoria?

Um dos grandes desafios depois que você decide contratar uma consultoria é: Como fazer isso de forma assertiva?

Inicialmente quero dizer que a principal barreira é vencida quando você tem a iniciativa de fazer a contratação, afinal como ajudar alguém que não quer ser ajudado?

Alguns fatores pesquisados pelas maiores referências nacionais nos últimos anos, apontam os principais motivos pelos quais na hora da decisão a dúvida supera a certeza da contratação:

  • Falta de clareza se o investimento trará retorno;
  • Insegurança pelo fato de nunca ter vivenciado um projeto através de consultoria;
  • Experiências anteriores mal sucedidas com o uso de consultoria.

Expectativas Frustradas

Provavelmente você possa ter passado por “dores emocionais intensas” causadas pela falta de resultado ou pelas “expectativas frustradas” de um determinado objetivo que ficou pelo meio do caminho na sua complexa missão empresarial.

Sem fazer nenhum tipo de comparação sobre o grau de intensidade e reflexo que isso gerou, posso ousar listar aqui algumas delas:

Vendas abaixo do esperado, Fluxo de caixa negativo, Projetos sem gestão, Colaboradores que não entregam, Conflitos internos, Indicadores de performance que se mantem a anos do mesmo jeito, Vontade de desistir, Concorrentes sempre a sua frente, A crise que não passa, entre outros.

Diante de tudo isso uma das reflexões é o entendimento que realizamos sobre se internamente tenho ferramentas para melhorar ou ainda como não passar por isso novamente, estes pensamentos invariavelmente estão ligados a duas análises centrais, a primeira é se eu tenho competência para fazer e a segunda se internamente alguém na empresa tem conhecimento para realizar esta esperada mudança do cenário vivenciado naquele momento.

É exatamente neste ponto que a janela para a busca de uma consultoria se abre, ou pelo menos a intenção de pesquisar e entender melhor se externamente será possível resolver definitivamente todas estas situações.

5 passos fundamentais

Você pode neste momento simular alguns pensamentos na sua mente: Com as dúvidas que tenho dificilmente tomarei esta atitude! Vou fazer e agora? Tenho recurso financeiro limitado será que consigo contratar?

Para estes e outros pensamentos que possam fazer parte das suas análises, a notícia boa é que existe luz no final do túnel e para facilitar um pouco está sua missão, vou compartilhar 5 passos fundamentais para apoiar você a contratar a melhor consultoria empresarial, aumentando taxa de sucesso e garantindo o retorno do seu investimento, são eles:

  1. Foco: Defina a sua dor, em uma escala virtual de 0 a 10 o que fica mais perto da intensidade 10;
  2. Confiança: Pesquise quem sabe fazer, importante buscar indicações de quem já teve experiência positiva, avaliar em sites e redes sociais os casos de sucesso;
  3. Olho no Olho: Apresentação da proposta no corpo a corpo, na hora de entender se o que você solicitou esta aderente ao que foi descrito na proposta, faça isso presencialmente;
  4. Prática: Universidade da Vida, toda consultoria deve ter métodos de entrega, porém nunca esqueça de perguntar sobre as experiências e vivências focadas na sua dor;
  5. Valor: Não misture preço com valor, o retorno do seu investimento somente acontecerá se no momento inicial você ficar seguro que o valor está adequado e não que o preço está caro, para isso faça a pergunta para a consultoria: Como ela entende que o valor que você irá investir, retornará para sua empresa?

Finalmente a diferença em você ter uma história de aprendizado para contar e não ter, é realizar a tarefa.

Conheça nossas Soluções

“GREAT GROUP acreditamos em pessoas, e através delas potencializamos seus negócios”

* Julio Amorim é graduado em engenharia industrial elétrica pela Universidade Santa Cecília com especialização em auditores internos pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (USP) e MBA em gestão estratégica em tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (USP) e diretor do Great Group – www.greatgroup.com.br, empresa especializada em gestão empresarial e planejamento estratégico, focada em resultados através da transferência de conhecimento e ações práticas.

Entre em contato pelo Whatsapp
Enviar