Como usar técnicas de coaching em sua rotina profissional

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“COACHING”: palavra que tem sido cada vez mais pronunciada e ouvida no universo empresarial entre diversos tipos de públicos. Afinal, você sabe como atua essa metodologia? O trabalho de coaching tem o propósito de orientar atividades para atingir um objetivo, fazendo com que, através das perguntas certas, o próprio indivíduo ou equipe que se beneficia do trabalho tome consciência do foco e das ações necessárias para atingir o resultado.

Se formos analisar, o coaching baseia-se em características intrínsecas à espécie humana,como a necessidade de saber: “onde estou?”, “para onde vou?”, como posso mudar minha forma de agir?”, entre outras. Além disso, campanhas publicitárias já exploraram e ainda exploram diversas vezes a importância que as perguntas têm no ambiente de mudanças.

Dessa forma, o Great Group decidiu reunir algumas dicas para que você aproveite princípios dessa metodologia no dia-a-dia de sua empresa, em 2 frentes de trabalho:

NA HORA DE CONTRATAR

O momento da contratação é crucial em qualquer empresa; além de avaliar se o profissional atende os requisitos técnicos da vaga, o mais importante é conhecer a atitude, o posicionamento e o perfil da pessoa que fará parte de sua equipe. Para isso, seguem algumas dicas:

– Em uma folha, elenque cerca de 15 características diversificadas, incluindo aquelas que são necessárias para a vaga (ex: o departamento comercial precisa de pessoas proativas, dinâmicas, comunicativas) e as que devem ser evitadas (ex: timidez, introspecção). Peça para o profissional a sua frente elencar suas 5 características principais dentre as que estão listadas.

– Pergunta para o profissional: Onde você pretende estar em um ano? Como pretende atingir esse objetivo? O que irá te habilitar para você alcançar? O que pode lhe inspirar?

– Pergunta para o profissional: De zero a dez, quanto você está comprometido com esse desafio? Como poderei constatar esse comprometimento?

NA CAPACITAÇÃO DE UM LÍDER

É importante que o profissional entenda suas habilidades, seus pontos de melhoria e sinta-se preparado para fazer um movimento de mudança gradativo, otimizando uma competência por vez.

Para isso, peça para que o líder avalie as seguintes competências com notas de 0 a 10:

Orientação para resultados; Trabalho e Liderança de equipes; Comunicação; Orientação para o Cliente; Criatividade; Relacionamento Interpessoal; Inovação; Empreendedorismo;Desenvolvimento de Pessoas;

Próximos passos:

– Peça a ele para olhar para a competência com a nota mais baixa e descrever as características de um profissional nota 10 nesse quesito;

– Feito isso, diga para ele avaliar o que pode fazer em uma semana para aumentar em um ponto essa avaliação, fazendo com que ele reflita de que forma a melhor competência que ele possui pode auxiliá-lo nessa jornada.

– Por fim, peça a ele que escreva essa tarefa, como pretende realizá-la, e passe a você dentro de uma semana o status da atividade.

Precisa de apoio nesse processo? Quer sanar alguma dúvida? Faça contato com o Great Group.

Abraço e sucesso!

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