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Credibilidade: Verdade ou Máscara?

Credibilidade: Verdade ou Máscara?

A credibilidade é atributo obrigatório nas relações empresariais, uma afirmação adequada seria quando uma área, uma diretoria, um empresário tem crédito ao estabelecer confiança sustentável em suas entregas e compromissos.

No dicionário Aurélio, o significado da palavra é definido como qualidade de ser crível, e acreditável.

Atualmente as empresas passam por intensas competições, exigindo que toda sua cadeia de profissionais busque inovações constantes, nesta hora a geração de valor é colocada à prova, pois de fato existem organizações que mascaram e confundem confiança com necessidade de fazer negócios, com isso pagam o preço da infidelidade e necessidade de renovar constantemente sua carteira de clientes.

Se quisermos testar de forma prática este conceito, basta irmos para posição de clientes, e imaginarmos todas as vezes que compramos algo de alguém e recebemos de forma clara o que procuramos, dentro do prazo combinado, com suporte adequado, produtos nas especificações corretas, palavras ditas e cumpridas, enfim lembrou? Quantas vezes você voltou neste lugar, ou ainda sempre que precisar irá retornar? Esta reflexão evidencia que credibilidade é trazer sua marca ou imagem pessoal para o mar de prosperidade e resultados contínuos, afinal fidelizar é ter a certeza que os caminhos do ACREDITÁVEL são férteis.

Um ditado popular muito conhecido é o tal “FIO DO BIGODE”, onde as relações são estabelecidas independentes de formalidades ou contratos, neste ambiente observamos que empresas e pessoas praticam a confiança de forma visceral, se entregando a palavras e compromissos informais, independente de fazermos juízo de valor sobre certo ou errado, é razoável afirmar que a credibilidade fundamenta as garantias e avais trazendo às partes envolvidas a segurança para seguir em frente nas decisões.  

No Brasil temos grandes exemplos de personalidades e empresas que estabeleceram na credibilidade seu maior atributo de valor, fazendo que, todo o sistema de resultado estivesse direcionado para atendimento a esta obrigação, eliminando de seus dicionários empresariais atitudes e ações como vender a qualquer preço, entregar de qualquer forma, atender sem capacitar, dar passos sem planejar, decidir sem conceituar, afirmar sem medir.

Lembre-se a máscara jamais estará nas faces dos nossos clientes, olhe no espelho e perceba se estamos libertados deste risco.

“GREAT GROUP: Transformando palavras em ações”

* Julio Amorim é graduado em engenharia industrial elétrica pela Universidade Santa Cecília com especialização em auditores internos pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (USP) e MBA em gestão estratégica em tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (USP) e diretor do Great Group – www.greatgroup.com.br, empresa especializada em gestão empresarial e planejamento estratégico, focada em resultados através da transferência de conhecimento e ações práticas.

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