São Paulo/SP - Rua Funchal, 418 – 34º e 35º andar
EnglishPortugueseSpanish
Tel.: (11) 3521-7389 | 11 99380-4069 |11 98800-0638

É importante cumprir metas?

10 dicas sobre a importância de ter clareza nos objetivos

Antes de iniciar o artigo acredito que vale a pena diferenciar o que é meta e o que é objetivo, porque essa foi minha dúvida por algum tempo.
O que é objetivo? O termo objetivo diz respeito a um fim que se quer atingir.
O que é meta? Meta, por sua vez, compreende o tempo e os meios que serão utilizados para conquistar determinado objetivo.

Depois de diferenciar objetivos de metas vou falar sobre sonho. Então existe um sonho, que quando é colocado um prazo torna-se objetivo e quando detalhamos os meios e o tempo torna-se meta.
Acredito que todos temos um propósito na vida e é a partir daí é que se inicia toda nossa movimentação. Quando eu questiono porque eu preciso estudar, porque eu preciso trabalhar, porque eu preciso acordar cedo, assim como tantos outros porquês começo a entender quais são os meus motivadores, por exemplo:
Preciso estudar para conseguir um trabalho.
Preciso trabalhar para ganhar dinheiro.
Preciso acordar cedo para trabalhar ou cuidar da minha família ou da minha casa. Etc
Só que esses mesmos porquês podem nos motivar ou nos manter na zona de segurança. O que eu quero dizer, se eu trabalho para ganhar dinheiro tenho duas vertentes:

1ª- trabalho para pagar minhas contas e colocar comida em casa, ou
2ª- trabalho porque eu quero ter e dar um conforto a algumas pessoas.
No 1º caso o propósito e sustentar minha família, então o pensamento normalmente é, enquanto eu me manter estável melhor para mim. Neste caso o propósito acaba sendo limitado, os sonhos podem até serem grandes, mas metas são pequenas e normalmente básicas.
No 2º caso o propósito é maior, existe uma motivação de crescimento e evolução, e essa busca começa por um sonho uma vontade, que, quando conectado a um propósito vai longe, isso significa que quando o sonho e proposito se ligam cria-se o objetivo, que pode ser qualquer coisa que você queira ser, fazer ou ter a curto, médio e longo prazo. É justamente aí que começamos a ter clareza e a certeza de que realmente aquilo é o objetivo.
Ao mesmo tempo que isso é bom, porque nos faz sonhar com o que podemos ter lá na frente, também se torna desafiador por alguns motivos, entre eles:

Falta de clareza. Falta de conhecimento técnico. Falta de persistência e perseverança, A procrastinação. Falta de motivação. Crenças limitantes. Comportamentos inadequados. Maus Hábitos.
Tudo isso pode individualmente ou em grupo poderão ser alguns de seus dificultadores para conclusão de seus sonhos, objetivos e metas.

Vou listar abaixo algumas dicas que utilizo em meus atendimento e treinamentos que tem amenizado o percurso e dado resultados significativos:
1- Qual o seu propósito? Se não estiver definido pense no que você gosta de fazer ou qual o sofrimento você passou e como pode ajudar outros a não passarem pelo mesmo problema, e como você pode ajudar muitas pessoas com tudo isso.
2- Qual o seu sonho? O que você quer? Onde você quer chegar? O que você quer ser, fazer ou ter?
3- Tenha o máximo de clareza possível, imagine os detalhes.
4- Coloque uma data atingível. Se você levou 20 anos para ganhar 20kg, não tente perder esse 20kg em uma semana, isso pode te custar muito caro.
5- Tenha um planejamento adequado.
6- Planeje todas as opções e no final pergunte-se, o que mais? Essa pergunta pode ser usada positivamente ou não, isso vai abrir o seu legue de opções.
7- Peça ajuda a pessoas de sucesso que você conhece, busque ajuda profissional de um consultor, coach, mentor ou psicólogo.
8- Quais são suas referências? Trabalhe a modelagem. Quem você gostaria de modelar?
9- Faça um planejamento estratégico, um planejamento tático e um plano de ação detalhado.
10- Não tenha medo de errar, não seja perfeccionista. É melhor feito que não feito.
Essas dicas surgiram depois de ter conversado com empresários de todos os tipos e tamanhos, onde identifiquei a enorme dificuldade de dar clareza a objetivos e traçar um planejamento adequado, muitas vezes não por falta de conhecimento, mas por estar tão envolvido que não consegue subir no muro para ver o que está acontecendo do outro lado da rua. E o que acontece quando não temos um objetivo claro, uma meta especifica e um planejamento adequado?

Ficamos estressados, desorganizados, sem o resultado esperado e o pior pode acontecer, ficar devendo na praça ou até mesmo quebrar, mas Elias você me garante que se eu tiver clareza de objetivos, uma meta e uma planejamento adequado eu não vou ficar estressado com a minha equipe e não vou ter problemas na minha empresa e na minha vida? Claro que não!!!

Essas ferramentas servem para te manter nos trilhos, isso significa que se você sair do caminho ou acontecer algum acidente de percurso você terá condições de voltar para direção certa que é o seu objetivo principal e melhores resultados.

Fonte: administradores.com.br

Conheça Nossa Consultoria Empresarial

Entre em contato pelo Whatsapp
Enviar