São Paulo/SP - Rua Funchal, 418 – 34º e 35º andar
EnglishPortugueseSpanish
      Tel.: (11) 3521-7389            

Entenda como funciona e a importância de definir uma Estrutura Organizacional

Para que uma empresa funcione corretamente, com processos bem definidos, comunicação transparente e objetivos alinhados, é necessário estabelecer uma estrutura organizacional.

Essa divisão e hierarquização dos cargos, segmentados por departamentos, permite que os profissionais atuem nas funções corretas e possam alcançar maior produtividade, eficiência e agilidade na execução de tarefas e melhores resultados nos negócios.

Seu objetivo é garantir o sucesso das operações, tornando claras as funções de cada elemento e a forma como eles se relacionam e contribuem entre si.

Existem diversos modelos de estrutura organizacional, sendo os dois formatos mais básicos a estrutura vertical e a estrutura horizontal.


Na estrutura vertical o CEO encontra-se no topo do fluxograma e é seguido por divisões e subdivisões. Nesse modelo as decisões são tomadas de cima para baixo e a estrutura é menos flexível.

Na estrutura horizontal existe uma integração maior entre empresa e profissional, e os colaboradores têm maior autonomia. É um modelo ligeiramente mais informal.

Dentro dessas estruturas os principais formatos adotados são:

Estrutura linear: hierarquia clara e bem definida. Autoridade maior é o proprietário ou diretor, normalmente é encontrado em empresas de pequeno porte.

Estrutura funcional: recursos divididos em departamentos, hierarquia definida por especialização. Nenhum chefe tem controle absoluto e os profissionais respondem a diversas lideranças.

Estrutura multidivisional: utilizado em empresas de grande porte, com departamentos independentes. Proporciona comunicação fluida, agilidade na tomada de decisão e desburocratização de processos.

Apesar de serem a maneira mais comum de divisão, não são o único sistema de divisão, podendo consistir em:

  • Estrutura organizacional por projeto: o organograma é específico para a equipe que vai atuar em um projeto.
  • Estrutura organizacional territorial: quando a empresa tem filiais espalhadas geograficamente e dividem sua hierarquia por região, com os chefes regionais respondendo a uma direção central.
  • Estrutura organizacional por cliente: constituído em cima dos tipos de público que atende. Uma empresa pode ter diversas marcas e diferentes estruturas de acordo com o segmento.
  • Estrutura organizacional por processos: Mais comum em indústrias em que existem diferentes processos em uma mesma produção.

É necessário estudar para entender qual adoção faz mais sentido para o seu negócio, pois uma boa estrutura organizacional traz diversos benefícios como maior organização, aumento de produtividade, melhor gestão do tempo, comunicação assertiva, controle de performance e outros ganhos.

O Great Group possui uma equipe de especialistas que pode orientar sua empresa a entender qual modelo é mais efetivo para o porte e segmento de sua instituição.

Entre em contato pelo Whatsapp
Enviar