São Paulo/SP - Rua Funchal, 418 – 34º e 35º andar
EnglishPortugueseSpanish
      Tel.: (11) 3521-7389            

Entenda o que é SQL e MQL e a importância dos conceitos para vendas

Uma empresa sem vendas não possui um negócio. E para estar sempre ativo no mercado, gerar leads é fundamental. Mais do que números, é preciso qualificar os leads para que eles não se percam no funil de vendas e sejam convertidos em clientes.

Estes processos de classificação para qualificar os leads também são conhecidos como SQL (Sales Qualified Leads) e MQL (Marketing Qualified Leads).


MQL  (Marketing Qualified Leads)

O MQL é o estágio em que se encontram os leads que já conhecem os problemas que possuem e buscam uma empresa para solucionar suas adversidades.

Eles já interagiram com o conteúdo da sua instituição através de leitura de posts em blogs, baixaram materiais, assistiram vídeos e webinars e estão informados a respeito dos produtos ou serviços oferecidos.

Nessa fase o lead ainda busca por conteúdos que sejam determinantes na tomada de decisão. Por esse motivo, eles precisam ser nutridos e a equipe de marketing necessita de um processo estruturado para levar o conteúdo certo, no momento correto.

SQL (Sales Qualified Leads)

Já os SQL são os contatos mais próximos da compra. Além de conhecer suas necessidades, ele já definiu que o produto ou serviço oferecido pela sua empresa é o ideal para ele. Mas, isso não significa que ele irá fechar negócio com você ao invés do concorrente.

Desse modo, esse é o tipo de oportunidade que deve ter prioridade para os vendedores.

Os dois conceitos são de extrema importância, pois podem ser determinantes no aproveitamento de boas oportunidades, aumento de vendas e ticket médio.

O departamento de marketing será o responsável por identificar qual MQL está suficientemente qualificado para se tornar um SQL. Após esse processo, a equipe de vendas será encarregada de trabalhar o lead para que seja convertido em uma venda.

Em resumo, é o método de construção e nutrição de relacionamento, que deve ser feito com muita atenção, por meio de processos bem estruturados e conteúdos assertivos.

Acompanhar o lead no funil e conhecer o seu progresso é o melhor indicador se a jornada de compra terá sucesso. A análise também irá permitir direcionar melhor as ações que deverão ser tomadas para alcançar os resultados desejados.

Não deixe de estabelecer uma integração entre as equipes de marketing e vendas, quando estão alinhadas e trabalham juntas, elas podem transformar o seu empreendimento.

Entre em contato pelo Whatsapp
Enviar