São Paulo/SP - Rua Funchal, 418 – 34º e 35º andar
EnglishPortugueseSpanish
      Tel.: (11) 3521-7389            

O que é Governança Corporativa?

Já parou para pensar como uma empresa é organizada e administrada?

Normalmente, esse processo de gestão é norteado por metodologias, práticas e leis que permitem que as organizações operem com alta performance e de acordo com a fiscalização.

Esse conjunto de práticas adotadas pelas companhias para coordenar, monitorar e incentivar suas atividades, alinhando interesses mercadológicos dos sócios, diretores, acionistas e demais partes interessadas é conhecido como Governança Corporativa.


Seu objetivo é definir a direção que os administradores devem seguir para atingir os resultados desejados pelos donos do negócio, garantindo que as estratégias sejam empregadas,  promovendo a cultura de prestação de contas.

Para executar esse sistema são necessários três passos básicos:

1 – Estabelecer regras para conduzir as decisões.

2 – Realizar auditorias para monitorar o cumprimento das normas.

3 – Restringir a atuação dos dirigentes.

Além disso, essa prática é fundamentada em quatro princípios: transparência, ao disponibilizar informações de forma correta e periodicamente; igualdade, ao tratar todas as partes com equidade; prestação de contas, ao apresentar resultados financeiros de forma clara e, por fim, responsável corporativamente, ao zelar pelo ambiente e sistema no qual está inserido e assumir consequências tanto de seus atos, como de suas omissões.

Criar um conselho administrativo para intermediar o relacionamento entre as partes, alinhar a comunicação e processos por meio de um código de conduta e adotar políticas de gestão de riscos evitando ou mitigando problemas são medidas essenciais para o sucesso da sua operação.

A governança corporativa engrandece a imagem das organizações por meio da execução de bons valores corporativos e em consequência disso, eleva seu valor de mercado e atrai investidores para o negócio.

Entre em contato pelo Whatsapp
Enviar