O que é o MEG (Modelo de Excelência em Gestão)?

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Gestão tornou-se um termo muito popular no vocabulário corporativo. A palavra, que significa administrar, tem como objetivo proporcionar crescimento através do esforço organizado e realizado por uma equipe.

Para colocá-la em prática da melhor forma possível, foi desenvolvido o Modelo de Excelência e Gestão, também conhecido como MEG.

Essa metodologia criada pela Fundação Nacional da Qualidade, avalia o nível de maturidade de gestão dentro das empresas e vem sendo constantemente aperfeiçoada, através de estudos aprofundados.

Seu principal objetivo é tornar os processos mais simples e fáceis de absorver, pois havia muita dificuldade entre os gestores para colocar modelos de gestão em prática.

Você imagina quais são os fundamentos do MEG?

  1. Pensamento sistêmico: entender a instituição como uma única unidade composta por pessoas, departamentos, processos, produtos e serviços que apresentam relação de interdependência e são influenciadas pelo meio em que interagem;
  2. Compromisso com as partes interessadas: compreender as necessidades e demandas de investidores e clientes para elaborar estratégias que cumpram essas metas a curto e longo prazo;
  3. Aprendizado organizacional e inovação: busca constante por novas competências e evolução em assuntos já conhecidos, promovendo um ambiente criativo que possibilite conceber uma cultura de inovação, melhorando sua competitividade no mercado;
  4. Liderança transformadora: formular estratégias que abordam uma atuação ética e inspiradora por parte dos profissionais, compreendendo e se adaptando a diferentes cenários e visando a transformação da sociedade como um todo;
  5. Adaptabilidade: Não apenas ser flexível diante da necessidade de mudanças e novas demandas, como agir para efetivá-las no dia a dia;
  6. Desenvolvimento sustentável: manter uma abordagem baseada no tripé econômico, ambiental e social, com o compromisso de responder pelo impacto das atividades e contribuir para melhoria de vida de gerações futuras;
  7. Orientação por processos: conduzir as tarefas através de um conjunto de processos concebidos para garantir eficácia em todas as funções;
  8. Geração de valor: ao colocar em prática todos os outros tópicos citados, a empresa gera valor social, econômico e ambiental.

Os benefícios de aplicar o MEG são inúmeros, como incentivar a excelência, que pode fazer a diferença no momento de decisão dos clientes, além de contribuir no desenvolvimento dos profissionais, promover sustentabilidade, aumentar a competitividade e estimular o desempenho financeiro da organização.

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