O que você espera de 2013?

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Estamos fechando mais um ciclo anual, as emoções das festas de fim de ano já começam a fluir, os prédios começam a receber enfeites, estamos chegando, estamos nos dirigindo para onde?

Será que os objetivos que você traçou foram atingidos? Será que você traçou objetivos claros? Em dezembro de 2012 sua conta corrente terá os zeros que você esperava?

Mudar o comportamento para atingir resultados novos e diferentes é exatamente o ponto de partida para a construção de um ano próspero. Para nós do Great Group esta é a hora de planejar, construir claramente suas metas, construir seus controles para medir sua evolução, definir datas claras, escrever as tarefas e ações, analisar os riscos e acima de tudo traçar o ponto que ligará você e sua empresa a dezembro de 2013.

Para nós, o que não deu certo apenas de aprendizado para alimentar novos planos; o foco deve estar voltado para o que iremos fazer, apoiando-se em  ações efetivas que tornem tangível nossa estrada e nossas metas. Além disso, precisamos concentrar nosso pensamento no que é positivo, na capacidade de acreditar e realizar.

Não existem metas inatingíveis. O que falta para atingir os objetivos são ações efetivas e tempo adequado; portanto, para evitar os insucessos, devemos determinar a evolução mensal dos nossos indicadores, por exemplo: Para aumentar 100% o faturamento bruto da empresa, é preciso determinar qual será o aumento no primeiro mês, no segundo mês, e assim sucessivamente.

Quando uma meta não é atingida, existem duas situações possíveis: as tarefas não foram eficientes ou não foram executadas.  Portanto, se os indicadores forem avaliados mensalmente de forma disciplinada com atitude consciente de rever as tarefas quando necessário, o sucesso é uma consequência.

Além disso, definir datas e responsabilidades é fundamental, afinal quando não colocamos prazo, só posso lhe dar uma informação: você tem que aceitar qualquer data de retorno e não pode reclamar, afinal se alguém demorou 6 meses a mais para  entregar uma atividade, onde estava escrito que ela deveria ser entregue em 1 semana? 

Outro ponto importante: não aceite uma tarefa com mais de um responsável. Para entregar uma atividade você pode até depender de mais de uma pessoa, porém defina um único profissional para cobrar.

Um bom planejamento estratégico é funcional, muda a empresa, e não é algo que a equipe deixa arquivado na gaveta. Quer saber como avaliar? Basta perguntar a equipe qual é o nível de vontade e envolvimento nas participações das reuniões estratégicas e na execução das tarefas. Quando o planejamento não é funcional a equipe esta preocupada apenas em atender algo que um sócio ou chefe solicitou.

Faça algumas perguntas: Qual a importância dos objetivos estratégicos para empresa? Caso eles não ocorram o que acontece?

Um comportamento repetitivo gera sempre o mesmo resultado. Por isso, busque ser diferente, seja visionário, comece agora a escrever 2013 com novos horizontes, de forma planejada, arrojada, controlada.  Visualize agora o tamanho da ponte que você deve atravessar eliminando a sensação de distanciamento. Faça agora e saia na frente.

“GREAT GROUP: Planejamento Estratégico – nunca é tarde para começar” 

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