Principais tendências para gestão e liderança em 2022

Compartilhe esse post:

Com a chegada do fim do ano, empresas e profissionais se planejam para realizar mudanças que possam garantir que a próxima fase tanto da companhia quanto individuais, seja positiva e próspera.

E, quando falamos em performance, a gestão e liderança tem papel fundamental e decisivo nos resultados. Por esse motivo, separamos 5 tendências nessa área para 2022 que vão determinar se sua organização está operando de acordo com as demandas do mercado.

1 – Invista em conexão
Com a adoção crescente de ambientes de trabalho remoto ou híbridos, é uma tendencia que os colaboradores fiquem isolados e tenham mais dificuldade de trabalhar em equipe. Estabeleça uma cultura corporativa leve, de compreensão, que estimule que os times aprofundem o contato e busque criar oportunidades de encontros presenciais e online.

2 – Atenção à saúde mental
Em paralelo com o primeiro tópico, a pandemia agravou a situação de problemas de saúde mental. Com o isolamento, a instabilidade econômica e sem um ambiente apropriado, as pessoas ficaram mais tensas e preocupadas, aumentando os casos de depressão, ansiedade e estresse dos profissionais.
Além disso, mais de 60% das empresas não ofereceram suporte para essas questões e esse é um ponto que deve ser focado completamente no próximo ano, com muitas iniciativas para ampliar a qualidade de vida.

3 – Ofereça flexibilidade
Implementar a flexibilização com políticas de trabalho híbrido inferem motivação, produtividade e engajamento. Como consequência há uma diminuição de turnover e maior retenção dos talentos da corporação.

4 – Seja transparente
A comunicação clara também é um ponto essencial quando falamos em comprometimento. Os profissionais que recebem feedbacks contínuos e sabem em que momento está a empresa, desenvolvem um trabalho com maior empenho, pois se sentem envolvidos em todos os processos, aumentando a qualidade de suas entregas.

5 – Apresente representatividade
A sociedade, de maneira correta, tem exigido que grupos com menor representatividade possam encontrar seu espaço e esse novos estilos de profissionais vem diversificando a força de trabalho.

Vem crescendo o número de contratações pelas habilidades pessoais e comportamentais e investido no ensino das capacidades técnicas internamente.

Unindo esses e outros atributos estratégicos é possível fazer de 2022 um ano de muito sucesso e inovações em sua empresa.

Conteúdo relacionado