Qual o conceito dos indicadores estratégicos, táticos e operacionais?

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Um dos fatores de maior importância dentro de uma companhia está a organização. Ela garante maior qualidade na entrega das demandas, alta produtividade e motivação dos profissionais. Para isso, é imprescindível que a instituição desenvolva planejamentos.

A elaboração de um planejamento permite que as empresas definam metas e decidam os caminhos que desejam seguir, criando as diretrizes de quem, quando e como farão para alcançar os resultados projetados.

Ao conceber essas ações, existe uma hierarquia que deve ser seguida quando os planos estão sendo traçados e elas se estruturam entre os níveis: estratégicos, tático e operacional.

Para medir o desempenho dos processos e orientar a tomada de ações são utilizados diferentes tipos de indicadores. Eles são uma forma eficaz de identificar falhas e pontos de oportunidades, maximizando os resultados, pois são decisões baseadas em dados e não apenas em intuições.

Os indicadores estratégicos estão ligados aos propósitos de existência da empresa e devem ser baseados em análises de cenários internos como diferenciais em relação aos concorrentes, e cenários externos como situação econômica do nacional, desastres naturais, entre outros. Está relacionado à maturidade da instituição e são indicadores de longo prazo.

Pode-se utilizar a análise SWOT para definir os indicadores estratégicos e aumentar a performance.

Quando falamos em indicadores táticos, nos referimos às metas gerenciais e como cada setor da companhia irá contribuir para atingir os resultados. O planejamento desse parâmetro é realizado em um período pré-estabelecido de 1 a 3 anos e está alinhado ao planejamento estratégico, como seu complemento.

Por fim, os indicadores operacionais são conectados aos processos, normalmente de curto prazo, e refere-se a cada profissional e seu modo de contribuir para conquistar objetivos estratégicos definidos pela organização. Podem ser analisados mensalmente.

É esse plano que garante que todos os outros sejam executados e concluídos de forma assertiva.

Importante destacar que a gestão dos indicadores não funciona de forma desassistida. Os gestores e todos os envolvidos devem considerá-los agentes da mudança e avaliar corretamente as informações obtidas, de forma que possam adaptar e ajustar as condutas e atividades culminando nos ganhos desejados.

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