Que atitudes podemos melhorar?

Compartilhe esse post:

Para que possamos melhorar uma atitude é preciso ter clareza qual é e como ela se comporta no meu dia a dia.

Como podemos medir uma atitude? Podemos iniciar conversando internamente com as pessoas como é o seu jeito de ser e agir, como isso tem afetado a vida dos profissionais ao seu redor, o que eles percebem de negativo nos seus atos.

Um empresário relatou a nós recentemente que ele solicitava diversos trabalhos dentro da sua empresa e não tinha resposta, confessou que tinha um problema muito sério quanto ao retorno e que não sabia mais como gerenciar sua equipe.

Analisando friamente, pergunto se um funcionário não respeita o dono, vai respeitar a quem? Claro que este comentário pode ser lido e taxado de forma dura, pois os cenários devem ser avaliados de forma ampla, porém respeito e disciplina devem fazer parte de um ambiente vencedor.

O fato é que duas situações precisavam melhorar naquela empresa, e as duas eram atitudes do “dono”, a primeira era transmitir de forma mais clara suas solicitações, uma tarefa deve ter data para iniciar e finalizar deve ter responsável e deve ser orientado sobre o que se espera do resultado da mesma, quando as tarefas não vem atribuídas destes pontos, qualquer coisa serve,  se por exemplo eu não transmito a data de entrega e o trabalho é feito em um mês, como posso reclamar e chamar a atenção? Portanto a primeira dica para ele foi comunicação é tudo, não pense que as pessoas têm obrigação de entendê-lo sempre, é necessário investir tempo nisso.

A segunda atitude a ser mudada era quanto ao bônus e o ônus, ou seja, se ele atender tudo no prazo o que ele ganha e ao contrário quais são suas penalidades, aqui se criou um ciclo virtuoso com foco no resultado e busca da excelência dos profissionais.

O que acha de refletir um pouco nesta última semana do ano e promover um feedback interno?

Anote tudo e mãos a obra, nada melhor do que perguntar quando se quer melhorar. 

“GREAT GROUP promovendo empresariais saudáveis”

* Julio Amorim é graduado em engenharia industrial elétrica pela Universidade Santa Cecília com especialização em auditores internos pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (USP) e MBA em gestão estratégica em tecnologia pelo Instituo de Pesquisas Tecnológicas (USP) e diretor do Great Group – www.greatgroup.com.br, consultoria especializada em gestão empresarial e planejamento estratégico.

Conteúdo relacionado