Sua empresa está organizada?

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O que é uma empresa organizada? Ter processos? Ter planejamento estratégico? Ter atividades claramente definidas? Saber a geração de caixa mensal? Ter DRE? …..

O conceito “organização” pode ser considerado amplo se fizermos uma análise em todos os departamentos da empresa, porém é possível caminharmos passo a passo para chegar a níveis aceitáveis.

Aprendemos que em Gestão às vezes o importante é ser simples, o que adianta ter um plano de ação com 150 itens e executarmos apenas 30%, não seria melhor ter apenas 20 itens e executar 100%?

Os programas de melhoria contínua estão proliferando à medida que as empresas procuram aprimorar-se e conquistar trunfos. Contudo, infelizmente, a quantidade de fracassos é muito superior a de êxitos, e os índices de melhoria permanecem baixos. A explicação é que a maioria das empresas não aprende a verdade básica. Para melhorar, as pessoas e empresas, devem primeiro aprender. E, para tanto, precisam olhar além da retórica e da alta filosofia e se concentrar nos fundamentos.

Para que a empresa se transforme em verdadeira organização que aprende e se organiza, é necessário tratar de três temas críticos. Primeiro, vem à questão do significado (meaning): uma definição bem fundamentada e facilmente aplicável de organização que aprende. Em segundo lugar, surge o tema gestão (management): diretrizes operacionais mais claras sobre aspectos práticos. Finalmente, é a vez de melhores ferramentas de mensuração (measurement), para avaliar a velocidade e os níveis de aprendizado da organização.

Com base nesses “três M’s” (em inglês), como referencial as organizações que aprendem como aquelas que apresentam habilidades em cinco atividades principais: solução de problemas por métodos sistemáticos, experimentação de novas abordagens, aprendizado com a própria experiência, aprendizado com as melhores práticas alheias e transferência de conhecimentos rápida e eficiente em toda a organização.

Nenhuma organização que aprende se constrói da noite para o dia. O sucesso emana de atitudes cultivadas com zelo, de comprometimentos e de processos gerenciais que acumulem resultados, gradualmente e com firmeza.

De o primeiro passo e promova um ambiente propício de aprendizado, e pessoas que querem crescer e se desafiar.

“GREAT GROUP: aplicando criatividade em ambientes hostis e desafiadores”

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