4 tecnologias importantes para a área comercial

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Separamos nesse artigo 4 tecnologias importantes para a área comercial.

Ter tecnologia como ferramenta é importante para qualquer negócio. Ela possibilita registrar informações, agilizar serviços, detectar problemas, impulsionar crescimento, e mais uma ampla gama de funcionalidades.

Empresas de todos os tamanhos e setores dependem de alguma tecnologia para se manter em funcionamento e cada departamento conta com um tipo específico para auxiliar o dia a dia na execução das atividades.

Na área de vendas a transformação digital impacta diretamente os processos e resultados, pois permite realizar controle comercial com muito mais agilidade, otimizando a interação com clientes, acompanhando rendimentos e realizando gestão de tempo.

Vamos falar sobre algumas ferramentas em que a área comercial deve investir para alavancar seu crescimento:

CRM

Derivado do termo em inglês, Customer Relationship Management, o CRM é um software de gestão de relacionamento e envolve práticas e estratégias de negócios focadas no cliente.

Com ele é possível integrar diferentes departamentos em um único sistema, obter visão universal, armazenar e compartilhar dados, extrair relatórios customizados e ter acessibilidade em qualquer local, se a plataforma for baseada na nuvem.

É ideal para identificar oportunidades e pontos de melhoria, adequando os produtos, preços e entregas oferecidos pela sua empresa.

LinkedIn Sales Navigator

Ferramenta paga do LinkedIn para buscar oportunidades de negócios mais assertivas com a segmentação de empresas e tomadores de decisão. Utilizado para prospecção e parcerias, ajuda a criar relacionamento com usuários, buscando a conversão em vendas.

Faça filtros nas pesquisas alcançando diretamente o seu público alvo.

Entre seus principais recursos estão a pesquisa inteligente, recomendação de clientes potenciais, envio de mensagens diretas que encurtam o ciclo de venda, além de panorama comercial em tempo real.

Whatsapp Business

Desenvolvido para facilitar a conexão entre empresa e cliente. Permite a criação de catálogo para exibir produtos e serviços, responder dúvidas durante o processo de compra, reduz tempo de resposta com mensagens automáticas e pré-programadas para atender os questionamentos mais comuns.

Essa modalidade do Whatsapp também possibilita fazer automatização de conversas com chatbots, gerando escalabilidade na comunicação e é um dos canais de preferência dos clientes, pois é uma ferramenta utilizada diariamente por 98% da população brasileira.

Ferramentas de vídeo chamada

Uma das ferramentas mais úteis nos negócios, onde estar no mesmo espaço físico nem sempre é possível ou até seguro, em tempos de pandemia, as vídeo chamadas viabilizam encontros virtuais, sejam eles reuniões, aulas, workshops ou eventos online.

Entre os softwares mais utilizados estão o Zoom e o Teams.

O Zoom possui planos de videoconferências com até 100 participantes, compartilhamento de tela e de arquivos e suporte on-line. A versão gratuita permite gravar as reuniões, mas tem limite de 40 minutos por chamada. Já os planos pagos têm mais benefícios disponíveis e atendem diferentes portes de empresas.

O Teams faz parte do pacote Office 365 da Microsoft e além das reuniões individuais e em grupo, permite realizar eventos ao vivo com até 10 mil participantes. Assim como a opção anterior também possibilita compartilhar conteúdo, colaborar com a equipe em tempo real, compartilhar e gravar a tela, tem integração com outros aplicativos Microsoft, e permite reproduzir reuniões e procurar itens de discussão importantes através de transcrição automática.

Essas são algumas das tecnologias básicas que a empresa deve investir para atender todo o ciclo de vendas e fazer com que a área comercial tenha sempre um bom desempenho, mas ainda mais importante do que incorporar uma grande quantidade de plataformas nos processos, é preciso saber extrair ao máximo todos os recursos já disponíveis no seu dia a dia.

O apoio dessas tecnologias pode transformar a produtividade da sua equipe comercial. Caso queira ter uma ideia da maturidade do seu time de vendas, você pode acessar nossa CALCULADORA DE MATURIDADE COMERCIAL e entender onde pode realizar alguns ajustes.

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