São Paulo/SP - Rua Funchal, 418 – 34º e 35º andar
EnglishPortugueseSpanish
      Tel.: (11) 3521-7389            

O que é a metodologia CHA?

O fator humano é um ponto primordial e base de sucesso para as empresas. Sem uma equipe de qualidade, por mais inovadoras que sejam as ideias desenvolvidas dentro do segmento, são grandes as chances de fracassar.

Para formar a equipe, costuma-se avaliar as competências do profissional contratado periodicamente. Essas competências são um conjunto de características técnicas e comportamentais necessárias para atingir bons resultados.

Porém, por tratar-se de um conceito abstrato, muitas empresas têm dificuldades de definir quais fatores serão levados em consideração para realizar a avaliação.

A partir desses desafios foi desenvolvida a metodologia CHA.

CHA é a sigla utilizada para designar conhecimento, habilidade e atitude. Esse conceito visa unir os referenciais de competência, baseados em padrões internacionais, tornando o processo mais simples e menos subjetivo.

O C é o conhecimento técnico sobre um determinado assunto, necessário para atingir os objetivos. Esse know-how pode ser adquirido através da formação acadêmica, cursos e treinamentos.

O H corresponde à habilidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao desempenhar suas funções. É a capacidade de executar as tarefas e solucionar eventuais problemas.

E o A caracteriza-se pela iniciativa de agir de forma autônoma. A atitude proativa e vontade de fazer. Muitas vezes esse aspecto é o grande diferencial do colaborador, pois excede expectativas.

Essa metodologia engloba atributos comportamentais e técnicos e é bastante utilizada, pois amplia as noções de competência, que antes estavam ligadas ao domínio de um assunto, estendendo os fatores que contribuem para o desempenho do profissional.

E por que essa metodologia é importante?

A utilização do conceito contribui para que ocorra um desenvolvimento do colaborador, que consegue identificar pontos de oportunidade e melhoria. Permite autogerenciamento da carreira e favorece a elaboração de planos, entendendo o esforço necessário e as escolhas disponíveis.

O CHA pode ser utilizado em nível organizacional, não apenas individual. Para isso, deve-se aplicar a metodologia em diferentes frentes, como satisfação dos clientes, estratégias do negócio e potencialização de resultados.

A melhor maneira de implementação do método é organizando as bases de aprendizagem, definindo o conjunto de competências que se adequa ao perfil da empresa e realizando a capacitação e desenvolvimento dos profissionais, para garantir os resultados desejados.

Para saber mais sobre como aplicar essa e outras metodologias para gestão de pessoas, saiba mais sobre o Planejamento de Recursos Humanos.

Entre em contato pelo Whatsapp
Enviar